Projeto “Jabulani” – Ano 2010

Durante a X Competição SAE Brasil Aerodesign, no ano de 2008, foi apresentado um protótipo de aeronave da classe Micro, desenvolvido por membros da comissão técnica com apoio de engenheiros do IPT – SP. O intuito era trazer ao Brasil esta nova classe que, com a popularização das aeronaves rádio controladas impulsionadas por motores elétricos, se popularizaria entre as universidades brasileiras.

Desse modo, no final de 2009, um grupo de alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ – decidiu criar a Equipe Trem ki Voa Micro.  Em seu ano de estreia, a equipe apresentou como proposta de projeto, uma simples aeronave asa alta, porém com amplo emprego de materiais consagrados na fabricação de aeronaves leves. Entretanto, a aeronave não realizou nenhum voo durante as três baterias classificatórias e, ao final da edição de 2010 da Competição SAE Brasil Aerodesign obteve a 14ª colocação geral.

Curiosamente, mantendo uma tradição iniciada anos atrás pela equipe-irmã Trem ki Voa Regular, em que as aeronaves recebem apelidos, a primeira aeronave da TKV Micro era carinhosamente conhecida por Jabulani, uma alusão ao nome da bola oficial utilizada durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, realizada naquele ano na África do Sul.

 

Figura 1. Aeronave Trem ki Voa Micro 2010 (em cima) e alguns membros da equipe reunidos em frente ao prédio da biblioteca do ITA (abaixo).

Texto: Vandeir Miranda

Scroll Up